Os 12 principais pontos turísticos de BH

 

 

Localizada em uma região montanhosa, em 857m de altitude, com chuvas mais concentradas no verão e espaçadas no inverno, Belo Horizonte tem sempre um clima ameno. Com uma temperatura média de 20ºC, e 1200mm de chuva, se tornou um ótimo lugar para morar, trabalhar, estudar, passear e praticar esportes. 

 

Praça da Liberdade

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade em Belo Horizonte é um complexo composto por 13 espaços culturais diversos, dentre eles: Centro Cultural Banco do Brasil, Casa FIAT de Cultura, Memorial Minas Gerais VALE, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Espaço do Conhecimento da UFMG, Palácio da Liberdade, entre outros. Cada espaço tem suas peculariedades e vale a pena tirar um tempo para fazer todo o circuito e conhecer todos os pontos turísticos que se encontram no local.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Belo Horizonte) está entre os maiores espaços culturais do país, que sedia eventos nas áreas de artes cênicas, exposições, música, cinema, teatro, oficina, alem de área de lazer e de alimentação e loja de souvenirs.

Casa FIAT de Cultura

A Casa FIAT de Cultura é é um ponto turístico famoso por ser um dos centros de maior prestígio e relevância cultural  de Belo Horizonte, com espaços para discussão e exposição de artes nacionais e internacionais. Sedia área de café, apresentações, exposições e workshops, concertos, oficinas e ateliês.

 

Memorial Minas Gerais

Memorial Minas Gerais VALE

O Memorial Minas Gerais VALE é um ponto turístico que reúne uma riqueza cultural do Estado de Minas Gerais, desde o século XVIII até uma perspectiva futurista contadas de forma original e interativa, em cenários reais e virtuais que se misturam. Além das áreas do museu, conta com um café.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal abrange um grande acervo das duas principais atividades economicas de Minas Gerais, que demonstram toda a riqueza abrigada no estado. Além do grande inventário, o Museu conta com palestras e oficinas, epaços para eventos culturais, científicos e institucionais, além de área para café e loja.

Espaço do Conhecimento da UFMG

O Espaço do Conhecimento da UFMG reúne cultura, ciência e arte. Conta com um Planetário e um Terraço Astronômico, equipado com telescópios. Possui uma fachada digital, revestida por um vidral especial, tornando-a uma grande tela de projeção, expondo conteúdos do seu interior para o exterior, criando uma interface entre o museu e o espaço público. Além de exposiçao de longa duração, o ponto turístico conta com mostras temporárias, exposições, cursos, oficinas e debates.

 

Palácio da Liberdade

Palácio da Libertade

Um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, o Palácio da Liberdade foi construído no ano de 1897 e já serviu de moradia para vários Governadores.Além da beleza arquitetônica do Edificío, o Palácio da Liberdade conta com um belissimo jardim, que contém fonte, quiosque e orquidário.

 

Edifício Niemeyer

Edifício Niemeyer

Apesar de não estar no Circuito Liberdade, o Edifício Niemeyer foi contruído na Praça da Liberdade ao lado do Palácio da Liberdade e se destaca pela sua belíssima arquitetura, além de levar a assinatura do famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Com formas inovadoras e um estilo moderno, o Edifício Niemeyer se destaca pelas curvas onduladas.

 

Lagoa da Pampulha com a Igrejinha da Pampulha ao fundo

Lagoa da Pampulha

Considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Conjunto Moderno da Pampulha é formado pelos jardins de Burle Marx, pela Igreja de São Francisco de Assis, pelo Museu de Arte da Pampulha, pela antiga Casa do Baile, pelo Iate Tênis Clube, pela Praça Dalva Simão, e pelos espelho d'água e orla da Lagoa, no trecho que os articula. Teve a colaboração de vários gênios como o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor Cândido Portinari. A Lagoa da Pampulha possui várias outras atrações como a Casa Kubitschek, o Minerão, onde funciona o Museu Brasileiro do Futebol, o Ginásio Mineirinho, o Parque Ecológico da Pampulha, o Zoológico e o Parque Guanabara.

 

Mercado Central de Belo Horizonte

Mercado Central

Com mais de 400 lojas, o Mercado Central é um ponto comercial de Belo Horizonte que consegue unir compras, lazer e diversão. Com características marcantes por suas cores, cheiros, sabores, temperos, aromas e crenças diversificados, o Mercado Central encanta por sua singularidade. Lá se encontram pratos de comida típica, diferentes formas de religiosidade, artesanatos e muitos outros traços da cultura popular mineira. Dentre os produtos mais procurados estão a cachaça da roça, a goiabada e o famoso queijo minas. O Mercado Central de Belo Horizonte possui estrutura preparada para receber pessoa com deficiência (PCD), e conta com elevadores, rampas de acesso.

 

Parque Municipal de Belo Horizonte

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica no hipercentro da cidade e é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Possui importante tradição histórica, devido as suas riquezas arquitetônica, biológica, cultural e social, Conta com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies nativas e exóticas e possui flora diversificada. O ponto turístico possui monumentos históricos, lagos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra de tênis, quadra poliesportiva, opções de lazer como brinquedos, parquinho infantil e área de eventos. O parque abriga o orquidário da cidade, o teatro Francisco Nunes e a parte dos fundos do Palácio das Artes, principal centro de apresentações artísticas e culturais de Belo Horizonte. 

 

Parque das Mangabeiras

Parque Municipal das Mangabeiras

O Parque Municipal das Mangabeiras, localizado no pé da Serra do Curral, é um dos maiores e mais belos redutos ecológicos de Belo Horizonte, com projeto paisagístico assinado por Burle Marx. O contato com a vegetação nativa é um dos principais atrativos, sendo representada por áreas de Mata Atlântica e de Cerrado.  Lugar para lazer, descanso e esportes, os visitantes podem usufruir de recantos naturais e fazer trilhas no meio de micos, esquilos e outros animais silvestres. O Parque das Mangabeiras ainda conta com quadras de tênis, poliesportivas e de peteca, brinquedos, pista de skate e arenas para shows e teatros. 

 

Mirante das Mangabeiras de Belo Horizonte

Mirante das Mangabeiras

Considerado área de preservação ambiental, o Mirante das Mangabeiras conta com decks de madeira e oferece aos visitantes ema linda visão panorâmica da cidade de Belo Horizonte e do Parque das Mangabeiras. Ainda contam com lunetas, que permitem uma aproximação visual entre o visitante e a paisagem urbana. No Mirante das Mangabeiras, o nome Belo Horizonte ganha ainda mais sentido. O visual está entre os mais belos da capital mineira.

 

Praça do Papa de Belo Horizonte

Praça do Papa

A Praça do Papa (Governador Israel Pinheiro), localizada no bairro das Mangabeiras, ponto mais alto de Belo Horizonte, situa-se próxima à base da Serra do Curral.  Do local, tem-se uma das mais belas visões do pôr do sol em Belo Horizonte. É considerada como um dos principais cartões-postais da cidade. A Praça do Papa é um dos pontos turístucos mais procurados pela população de Belo Horizonte e pelos turistas. Local é bom para ir com a familia, soltar pipas com as crianças, ou mesmo para relaxar. A Praça o Papa conta com várias opçoes de lanche, e é um lugar com frequentes atrações culturais, como shows e eventos promocionais.

 

Igreja de São José

Igreja São José

A Igreja São José, localizada no centro de Belo Horizonte, é um dos mais importantes patrimônios da fé, história e cultura do povo mineiro. É um dos mais notáveis monumentos construídos em Belo Horizonte. Com mais de cento e vinte anos, é um lugar privilegiado de cultura, religiosidade, manifestações e encontros na cidade de Belo Horizonte. O interior da igreja possui iluminação aconchegante, devido aos belissimos vitrais impecáveis com cores fortes e vibrantes .      

 

Feira Hippie

Feira Hippie

A Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena, conhecida por Feira Hippie, está localizada no centro de Belo Horizonte e funciona aos domingos. É a maior feira de artesanato da cidade e é a cara de BH. Além de ser um grande centro comercial de produtos artesanais e exclusivos, a Feira Hippie ainda conta com muita comida gostosa e tradicional, com variedades, para agradas todos os gostos. Muita variedade de calçados, bolsas, cintos, vestuários, bijouterias , utilidades e artes plásticas. 

 

Vista da Serra do Curral em Belo Horizonte

Parque da Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral, vizinho ao Parque Das Mangabeiras, tem a funçao primeira de proteger a Serra do Curral, patrimonino nacional tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ótima opçao pra quem busca contato com a natureza, descanso, contemplação e prática de atividade física.  O Parque da Serra do Curral oferece aos visitantes trilhas, espaços de convivência e uma vista privilegiada da Região Metropolitana da Capital mineira, por meio de seus dez mirantes, onde o visitante pode identificar alguns importantes pontos turísticos da cidade, como Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Lagoa da Pampulha, o Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG,  a Avenida Afonso Pena, o Pico do Itabirito, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a Serra da Piedade, entre outros. Os visitantes têm acesso livre até o terceiro mirante. Caso vá fazer as trilhas, leve alimentos e bebidas, pois, por ser um patrimônio ambiental, não há lanchonetes no local.

Museu Histórico Abílio Barreto

O Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB está situado no bairro Cidade Jardim e é responsável pela guarda de parte significativa da história da capital mineira, tais como retratos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos textuais, entre outros, referentes às origens, formação e desenvolvimento de Belo Horizonte. O espaço físico do museu se divide em duas edificações e sua interligação. Uma das edificações é o antigo casarão, que foi sede da Fazenda do Leitao, ainda no antigo Curral Del Rey, a outra é um moderno edificio. Na interligação entre os dois prédios se encontra um jardim com árvores centenárias, além de acervos de grande porte, como o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, carro de boi, e um palco ao ar livre, onde se realizam atividades de educação e lazer. O Museu oferece exposições que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação e de difusão cultural.  O Pnto turístico ainda conta com cafeteria, banheiros, uma loja com objetos que remetem à história de Belo Horizonte.

 

Jardim Zoológico de Belo Horizonte

Jardim Zoológico e Jardim Botânico

Os espaços da Zoo-botânica (Jardim Zoológico e Jardim Botânico) estão localizados na região da Pampulha e representam um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.  Importante espaço de lazer e de educação ambiental para visitantes, o Jardim Zoológico de BH abriga uma reserva nativa do cerrado e possui várias espécies animais, entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos. Conta com uma lanchonete e áreas gramadas e sombreadas convidativas para realizar seu piquenique.

O  Jardim Botânico se dedica ao cultivo e exposição de uma ampla diversidade de plantas, devidamente identificadas e documentadas com a finalidade de investigação científica, educação e conservação da flora regional, com destaque para espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Possue sete jardins temáticos, cinco estufas e um lago.

Durante o passeio a este ponto turístico, ainda se pode visitar o primeiro borboletário público da América do Sul,o qual possui mais de duas mil espécies de insetos, e o Aquário do Rio São Francisco, maior aquário temático de água doce do Brasil.

 

Praça da Estação de Belo Horizonte

Praça da Estação

A Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação, é uma praça situada na região central da cidade de Belo Horizonte e está localizada em frente antigo prédio da Estação Ferroviária, atual Museu de Artes e Ofícios. A estação ferroviária era a porta de entrada dos materiais e equipamentos utilizados na construção da nova capital de Minas Gerais. A praça é um dos principais espaços públicos para a realização de shows e eventos e um espaço livre para manifestações populares de todas camadas sociais. A entrada da Estação Central do Metrô de Belo Horizonte também está situada nesta praça. 

No largo em frente ao prédio da estação, encontra-se a estátua Monumento à Terra Mineira, que retrata a conquista de Minas Gerais pelos bandeirantes e homenageia os heróis da Inconfidência. Um homem com a bandeira de Minas Gerais representa o Estado. No prédio da estação, fica a maquete de ferreomodelismo, uma representação de mini ferrovia.

Neste ponto turístico, fazem parte do acervo arquitetônico da Praça da Estação: a Serraria Sousa Pinto, o Museu de Artes e Ofícios e os viadutos de Santa Teresa e da Floresta e o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Museu do Inhotim

Inhotim

O Intituto Inhotim está situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, onde a arte convive em relação única com a natureza e o paisagismo. Conta com um dos mais importantes acervos de arte contemporâna do Brasil e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo, com obras externas permanentes espalhadas pelos jardins que, em sua grande maioria, foram criados pelo paisagista Burle Marx. Com uma extensa coleção botânica de espécies tropicias raras, tanto nativas, quanto exóticas, o Instituto Inhotim visa a preservação da vegetação e o desenvolvimento da pesquisa botânica, e busca novas formas de preservar a biodiversidade da região e do Brasil.

Pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em várias galerias espalhadas, dedicadas a obras permanentes e temporárias.

Este ponto turístico possui cafeteria, lanchonete, bar e restaurante e os visitantes contam com opções variadas de alimentação, que vão desde lanches mais leves até pratos elaborados.

 

Nossas opções de hospedagem

Hotel Vivenzo Savassi

Hotel Vivenzo Savassi

 

Hotel Vivenzo Linha Verde

Hotel Vivenzo Linha Verde

Termo de isenção de responsabilidade

Todas as imagens são ilustrativas. O texto serve como uma referência e as informações podem não serem precisas ou terem sofrido alterações. O autor não assume qualquer responsabilidade sobre a precisão, integralidade ou qualidade das informações fornecidas. Não serão aceitas reclamações contra o autor com relação a danos materiais ou não materiais causados pelo uso ou não uso das informações fornecidas ou pelo uso de informações incorretas ou incompletas, a menos que isso ocorra claramente por negligência ou intenção criminal por parte do autor. Todas as ofertas são feitas sem obrigação nem compromisso. O autor reserva-se o direito de alterar, excluir ou adicionar informações ao conteúdo do site sem aviso prévio ou remover temporária ou permanentemente a publicação da Web.